quarta-feira, 18 de março de 2015

Livro traz representação da morte nas imagens dos campos do Holocausto


Lançado recentemente pela editora da Uerj, "Sentidos da Morte e Do Morrer na Ibero-América"com organização de Claudia Rodrigues e Fábio Henrique Lopes, trata de uma diversidade de assuntos como o suicídio, a iconografia, as práticas fúnebres, o luto e a morte em sua dimensão jurídica, entre outros.


Na segunda parte do livro, intitulada "A morte em imagens e memórias", há um artigo escrito por Ana Maria Dietrich que discorre sobre a representação da morte no Holocausto, com imagens das vítimas do regime nazista.



Dentro dessa temática da representação, a autora amplia a expressão da morte para além das famosas imagens de corpos empilhados no campo de Auschwitz. Há, por exemplo, uma foto (ao lado) na qual aparecem diversos sapatos usados empilhados no campo em uma referência à perda de identidade dos prisioneiros, que ao chegarem ao local abriam mão de seus pertences e passavam a usar croquis (tipo especial de sapato) e roupas de prisioneiros.

Dessa forma, Dietrich considera a visão do empilhamento como uma expressão da morte pela ausência dos donos dos sapatos. A autora declara que, mesmo para os sobreviventes, a morte permanece devido à perda de familiares e à dor de não poder realizar o luto necessário.


Há também outra imagem interessante em que aparece a entrada de Auschwitz (ao lado). Na fotografia, como a autora destaca, percebemos o contraste entre o branco da neve e a negritude da placa e da roupa das pessoas que caminham dentro do local. A morte encontraria sua representação nesses elementos e sensações que a imagem induz como o frio, a inscrição em ferro e o isolamento.



Além da série de imagens, o capítulo traz histórias de sobreviventes que narram o cotidiano no campo, a perda de familiares, a obrigação do trabalho, a fome, o frio, entre outros sofrimentos vividos.

Por Thaís Araújo
Estudante de jornalismo, interessada em cultura e história
(thaisaraujo3434@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.